Conheça um pouco sobre "Canção Nova"
Em muitas cidades é costume ornamentar as casas com oratórios e flores nessa data. As ruas são enfeitadas com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa em honra a Jesus Eucarístico em visita ao seu povo. Começaram assim as grandes procissões Eucarísticas e também o culto ao Santíssimo Sacramento pelos fiéis. Trata-se de uma festa especial para agradecer ao Cristo pela presença singular que O faz contemporâneo em todas as gerações cristãs.
Se você mora no Vale do Paraíba, região de São Paulo; no sul de Minas Gerais ou no sul do Estado do Rio de Janeiro (RJ), regiões próximas à sede da Canção Nova, reúna sua família, traga seus amigos e venha passar momentos de intimidade com Deus neste Território Eucarístico.
Fundação João Paulo II
A Fundação João Paulo II (FJPII) é uma entidade civil, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, com autonomia administrativa financeira e patrimonial e regida por um Estatuto Social, pela legislação aplicável, pelo seu Regimento Geral, por Atos Normativos e Instruções de Serviço. Foi inaugurada no dia 29 de junho de 1982,e é possuidora de título de utilidade pública, federal, estadual e municipal. A FJPII é mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação e pretende desenvolver permanentemente uma organização que potencialize o encontro contínuo de todas as pessoas com Cristo através de uma forma sempre renovada e atual. Para isso, ela acredita no valor do relacionamento, da necessidade de trabalhar de forma planejada, e, sobretudo, em equipe.
O local conta com cerca de 372 mil m², onde fica o Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes, (para 70 mil pessoas); o Rincão do Meu Senhor (para 4 mil pessoas); e o Auditório São Paulo (para 700 pessoas). Além de capelas; posto médico; escola; restaurante; padaria; postos bancários; lojas de artigos religiosos; pousada; área de camping e, no entorno, prédios administrativos e obras sociais.
Com uma média de 18 acampamentos por ano – sem contar os eventos como Kairós (em grego, significa o momento certo ou oportuno), que acontecem aos domingos; e as quintas-feiras de Adoração -, este território Eucarístico recebe em torno de 550 mil peregrinos anualmente.
Com uma média de 18 acampamentos por ano – sem contar os eventos como Kairós (em grego, significa o momento certo ou oportuno), que acontecem aos domingos; e as quintas-feiras de Adoração -, este território Eucarístico recebe em torno de 550 mil peregrinos anualmente.
Meios de comunicação
Não apenas vocação, mas instrumento crucial para a missão evangelizadora, o Sistema Canção Nova de Comunicação abrange diferentes mídias que, como a figura da Santíssima Trindade, se completam seguindo uma linha única de apostolado. São elas: Revista, Rádio (AM e FM), TV, Portal, WebTV e Mobile [tecnologia que permite a transmissão de músicas, fotos, imagens, vídeos e pregações pelo celular, palmtops e iPod].
A Canção Nova também produz e comercializa produtos, como livros (mais de 1270 títulos), CDs e DVDs (445 títulos), além de contar com uma central de atendimento telefônico, o Call Center – que recebe, em média, 120 mil chamadas mensais. Uma das primeiras unidades da Fundação João Paulo II, o DAVI (Departamento de Audiovisuais) conta com uma estrutura multicanal de comercialização com iniciativas no varejo, atacado, porta-a-porta, catálogo e e-commerce.
Embrião e ponta de lança do Sistema, a Rádio CN busca promover desde 1980 a dignidade humana e os valores universais cristãos, veiculando informações de utilidade pública a católicos e não-católicos. Atualmente, abrande grande parte do território brasileiro. Na América Latina, a programação é ouvida no Paraguai, México, Honduras, El Salvador, Guatemala e Nicarágua.
Lançada em 1989, a TV Canção Nova conta, hoje, com uma audiência em torno de 55 milhões de espectadores, um crescimento de 1.000% se comparado com os dados de 10 anos atrás. O conteúdo é seu maior diferencial. A grade de programação não tem vínculo algum com anunciantes, o que reforça sua autonomia para selecionar as informações mais apropriadas para seu público-alvo. No Brasil, o sinal é transmitido por 86 operadoras de TVs a cabo e, no exterior, o sinal via satélite cobre a América Latina, os Estados Unidos (incluindo o Alaska), a Europa, parte do Oriente Médio, o Norte da África e o Canadá. Além disso, toda a programação pode ser acompanhada em tempo real pelo portal CN (www.cancaonova.com).
Em busca de proporcionar um ambiente sadio para os internautas e de acompanhar os avanços tecnológicos em prol da evangelização, a Canção Nova investe também em ferramentas que seguem o conceito de Web 2.0 – que permite o usuário montar sua própria programação na Internet. Dentre essas inovações estão o portal, webtv, blogs, TV na web, second life e comunidade.cn. Também o mobile, wiki, podcast, web rádio e fórum.
Clube da Evangelização
É o maior departamento da Canção Nova, nele estão cadastrados, os mais de 500 mil Sócios Evangelizadores, que ao tornarem-se sócios passam a receber a revista Canção Nova e a contribuir mensalmente, com a quantia que podem, através do boleto, do débito automático, do depósito identificado, dos arrecadadores, das casas de missão, enfim, as maneiras são muitas, e assim ajudam concretamente na evangelização, mantendo retransmissoras, satélites, geradoras, tv a cabo, 24 horas no ar, evangelizando o Brasil e o mundo, chegando às cidades, povoados, vilarejos onde muitas vezes, não se chega nem os meios de transportes, e a única forma de se conhecer a Deus e Suas promessas, é assistindo ou ouvindo a Canção Nova, o que tem feito muitas pessoas se manifestar, enviando seus testemunhos de encontro com Deus, salvação de almas, curas físicas, de milagres em suas vidas e na vida de seus familiares. Com as contribuições dos Sócios Evangelizadores, é possível também, manter as obras sociais que atende qualquer pessoa que precisar, os eventos, bem como toda sua programação.
A Revista Canção Nova também é um importante instrumento de evangelização. Nela, você fica por dentro dos acontecimentos da Igreja Católica, eventos, formação, atualidade e muito mais. Toda pessoa que se torna Sócio Evangelizador da Canção Nova, faz um cadastro e a partir daí passa a receber a revista, mensalmente, em sua casa.
Obras Sociais
O Núcleo Social da Fundação João Paulo II, torna ainda mais real e concreta a missão de formar homens novos para um mundo novo. “É uma grande graça, hoje, poder atender a tantas famílias e jovens. Somos mais que vencedores!”, afirma monsenhor Jonas. As Obras Sociais, são:
Instituto Canção Nova – Mantido pela Fundação João Paulo II por meio de doações de Sócios Evangelizadores, criado no dia 6 de fevereiro de 2001 e localizado na sede da Comunidade, em Cachoeira Paulista (SP) – conta com mais de mil alunos matriculados da Educação Infantil ao Ensino Médio. Além destes, a escola também abre suas portas para outras crianças da comunidade local no final de semana, para que elas possam participar de atividades como escolinha de futebol e vôlei, brinquedoteca, aulas de reforço, atendimento psicológico, fanfarra e GRD (Ginástica Rítmica Desportiva). A grade curricular também é um diferencial: conta com as disciplinas de filosofia, ensino religioso, informática e espanhol.
Casa do Bom Samaritano – inaugurada em outubro de 2002 e localizada na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP) – tem como objetivo resgatar a cidadania e promover a reintegração social de migrantes, moradores de rua e famílias de baixa renda em estado de vulnerabilidade, na região do Vale do Paraíba. A casa funciona das 07h00 às 16h50. A maioria dos usuários encontra-se num processo de desintegração social e exclusão do mercado de trabalho, sentindo-se isolados em seus relacionamentos; sem família e nem grupos que lhes ofereçam apoio.Os serviços oferecidos são: alimentação; higiene pessoal; higiene estética; atividades educativas; encaminhamentos (conselho tutelar, casas de abrigo e de recuperação de dependentes químicos e atendimentos de saúde); doações (kit de alimentos, roupas e calçados usados); e oficinas artesanais.
Projeto Geração Nova – Promover a cidadania e formar jovens novos para um mundo novo – esse é o objetivo do ‘Progen’ (Projeto Geração Nova), que completou quatro anos em 2008. Com oficinas, cursos e trabalhos de formação humana, a iniciativa atende adolescentes, entre 12 e 18 anos, de Cachoeira Paulista e cidades vizinhas. O trabalho é todo ministrado por voluntários, que oferecem aulas de artesanato, dança, libras, violão; oficinas de rádio e TV; laboratório de TV; e cursos de telemarketing, informática, inglês e espanhol. Além disso, também oferece – em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) – o programa “Vida e Trabalho”, que dá orientações para os jovens sobre o mercado de trabalho. A prioridade da iniciativa é a formação sócio-educativa dos jovens, orientando-os, dentre outros temas, sobre a Palavra de Deus, drogas e relacionamentos.
Posto Médico Padre Pio – Inaugurado em janeiro de 1995, fornece gratuitamente assistência médica, odontológica e de farmácia básica à população carente de Cachoeira Paulista e municípios do Vale do Paraíba (SP), além de acompanhamento em todos os eventos produzidos pela Canção Nova. O posto médico funciona de segunda à sexta-feira, das 8h00 às 17h50; e nos finais de semana de acampamento das 8h00 às 22h30, no sábado; e das 8h00 às 17h00, no domingo. O atendimento é feito por profissionais da Comunidade e funcionários contratados.
Mãos que evangelizam – Evangelizar e promover a integração social de portadores de deficiência auditiva – essa é a missão do projeto criado em maio de 1999, durante o Acampamento de Oração “Valei-me, São José”. A iniciativa faz o trabalho de interpretação de pregações, missas, acampamentos e programas pela TV e internet. Além disso, oferece cursos de libras (linguagem de sinais) e de formação de intérpretes; atendimento fonoaudiológico e catequese especial de primeira comunhão e crisma. Há uma filial do projeto na Casa de Missão de São José do Rio Preto (SP).
EIC Dom Bosco – A inclusão digital hoje é, segundo os especialistas, fator fundamental no desenvolvimento socioeconômico e político de uma sociedade. A Escola de Informática e Cidadania Dom Bosco têm como característica principal a preocupação com a pessoa inserida em uma realidade de exclusão social e digital.Criada em 28 de agosto de 2007 – em parceria com o CDI Vale (Comitê para Democratização da Informática) -, o objetivo da iniciativa é atender a população menos favorecida da cidade de Cachoeira Paulista e os funcionários da Fundação João Paulo II, utilizando as tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) como instrumento para a construção e o exercício da cidadania, proporcionando assim a formação de homens novos para um mundo novo. Além disso, o projeto ainda atende deficientes auditivos que participam do programa ‘Mãos que evangelizam’ e os idosos do ‘Grupo de idosos’ do Posto Médico Padre Pio. O EIC Dom Bosco conta com professores e alunos que desenvolvem habilidades e competências no uso de softwares – como Windows, Word, Excel, PowerPoint e Internet – e hardware.
Reconhecida pelo Pontifício
Ser reconhecida como uma Associação Internacional de Fiéis significa estar a serviço não somente de uma Igreja local (arquidiocese ou diocese), mas a serviço da Igreja no mundo inteiro. Dia 03 de novembro de 2008, a Santa Sé atestou a comunhão da Canção Nova com a Igreja e reconhece que ela realiza a sua missão em comunhão com o Sucessor de Pedro e os sucessores dos apóstolos, os bispos. O reconhecimento pontifício serve de garantia de que determinada agregação de fiéis é um membro vivo da Igreja de Cristo e que possui um carisma próprio, participando, em comunhão com todo o corpo eclesial, da única missão que a Igreja recebeu de Cristo. Com tudo, abriu-se para a Comunidade Canção Nova um tempo muito fecundo de maturidade eclesial e de expansão internacional, no qual precisará mais do que nunca mostrar o ardente amor que Deus colocou nos corações de seus membros pela Igreja Católica.
Vida em Comunidade
Todo dia 2 fevereiro, os membros da Comunidade Canção Nova renovam seu compromisso de consagração com Deus, com a Igreja e com suas regras de vida. Chamados a cantar uma Canção Nova na missão de anunciar o evangelho a todas as nações, os missionários se empenham na formação de homens e mulheres novos para um mundo novo, na feliz expectativa da vinda de Jesus. O fato de viver da Providência Divina, não significa que seus membros, não trabalham, muito pelo contrário, trabalham e muito, cada um tem uma função dentro da comunidade, e horários a cumprir, que são divididos, entre trabalho, oração e formação. Trabalham nos departamentos, que são muitos e de diversos segmentos, desde serviços administrativos, até serviços gerais, as funções são muitas, e todos recebem ajuda de custo, sem terem salários, ganham apenas o necessário para viver o dia-dia, e coerente ao seu estado de vida, que são: os casados com ou sem filhos, os solteiros que namoram ou não, os celibatários, e padres.
“Deus nos criou em cacho. Ele nos concebeu juntos: os que já somos e os que virão a descobrir-se Canção Nova. Digo mais: Ele nos criou um corpo, onde existem muitos e diferentes membros, todos eles órgãos vivos, necessários e indispensáveis para a vida e para a atividade do organismo. Onde nenhum pode faltar, onde nenhum pode ser posto de lado, onde cada um precisa ser o que é e desempenhar com perfeição a sua função de um órgão ao lado de outros órgãos de um único organismo” (Monsenhor Jonas Abib-fundador).